Download Free FREE High-quality Joomla! Designs • Premium Joomla 3 Templates BIGtheme.net
Ínicio / Astronomia / Buraco Negro | Conceito e definição
(Foto Buraco Negro - NASA)
(Foto Buraco Negro - NASA)

Buraco Negro | Conceito e definição

Aprenda neste artigo o que é um Buraco Negro

Para entendermos de forma simples, devemos pensar que o buraco negro é uma área no espaço que dispõe de uma quantidade tão excessiva de massa aglomerada que nada pode evitar a atração de sua força de gravidade, e nem sequer a luz, assim dando o nome de “buracos negros”

Até os dias atuais a teoria mais adequada para esclarecer este tipo de acontecimento é a Teoria da Relatividade, desenvolvida por Albert Einstein. Porém para que possamos entender claramente o que se trata o famoso buraco negro, necessita-se conhecer e entender alguns conceitos.

De acordo com a teoria de Einstein, a força da gravidade seria uma exteriorização da alteração no espaço-tempo gerada pela passa dos corpos celestes, assim como estrelas e planetas. Essa alteração seria superior ou inferior conforme a massa ou a densidade do corpo. Dessa maneira, conforme maior a massa do corpo, maior a alteração e, por seu lado, maior a força de gravidade. Portanto, superior é a velocidade de evasão, força ínfima que deve ser aplicada, para que um objeto possa controlar a gravidade deste corpo. Citando caso parecido, para que um foguete deixe a atmosfera terrestre para o espaço, seria preciso de uma força de evasão de 40.320 km/h. No planeta Júpiter, já seria necessário ser 214.200 km/h. Essa discrepância é porque a massa de Júpiter é muito maior que do planeta Terra.

Imagem artística de um buraco negro - Por NASA
Imagem artística de um buraco negro – Por NASA

E assim também acontece nos buracos negros. Há um acúmulo de massa tão excessivo em um lugar tão imensuravelmente pequeno que a densidade é bastante para ocasionar tal alteração no espaço-tempo, que a velocidade de evasão neste ponto é maior que a da luz. Por esse motivo que nem ao menos a luz ganha de um buraco negro. E como já sabemos que nada é mais rápido que a velocidade da luz, nada consegue escapar de um buraco negro.

Os buracos negros que tanto é falado, na verdade, seriam umas estrelas em seu último período de transformação, no qual, após absorver todo seu combustível, a estrela com massa superior que 3 massas solares, termina por se transformar em uma supernova com uma “pequena bola” no centro. No caso de a massa desta “pequena bola”, que pode ou não se criar, ser superior que 2 massas solares ela cairá sobre si mesma, virando um buraco negro.

Algumas vezes ocorre da estrela transformar no que denominamos de “sistema binário fechado”, no qual duas estrelas encontram-se muito próximas dá-se transferência de matéria entre elas, podendo uma delas acumular matéria em exagero, ocasionando sua explosão em supernova. Nessa situação, o mais possível é que ela altere-se para uma estrela de nêutrons, que é o que acontece quando elétrons e prótons se juntam em nêutrons.

Gostou desta matéria sobre o robô advogado? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
Curta e acompanhe o Mundo Expert no Facebook.

Sobre Mundo Expert

Mundo Expert
Site de notícias e novidades curiosas, para levar as informações mais interessantes diretamente na sua tela.