Download Free FREE High-quality Joomla! Designs • Premium Joomla 3 Templates BIGtheme.net
Ínicio / Ciências / Camada de ozônio | Conheça e entenda sua fragilidade
Camada de Ozônio

Camada de ozônio | Conheça e entenda sua fragilidade

Afinal o que é camada de ozônio?

Você alguma vez em sua vida se perguntou o que é a camada de ozônio? Explicaremos neste artigo do que se trata.

Em torno de nosso planeta existe o gás O3, chamado de ozônio. Graças a existência desse gás em nossa atmosfera, que é possível diversas vidas no planeta terra. Inclusive ás nossas, seres humanos. Esta camada de ozônio nos protege dos raios ultravioletas, estes que, são emitidos pela estrela central no nosso sistema solar, também conhecida somo Sol. Este filtro criado pelo gás O3 também ajuda a proteger os animais e ás plantas dos raios UV.

Em contrapartida a camada de ozônio colabora em agravar a poluição das grandes cidades e as chuvas ácidas. Pois acaba criando uma espécie de “bolha” em torno da Terra, dificultando com que os gases poluentes se dispersem, ficando presentes em nossa atmosfera.

Entenda a fragilidade da camada de ozônio

Já foi comprovado cientificamente que os gases poluentes emitidos pelo homem, aos poucos estão destruindo esta camada de ozônio. No fim da década de 70, cientistas identificaram que na região da Antártida, existia uma parte mais fina da camada, batizando este efeito de buraco na camada de ozônio. A partir deste primeiro registro, já foi constatado que em diversas partes do planeta está com a camada mais fina, concentrando em regiões perto do Pólo Sul.

Várias substâncias desses poluentes ajudam a destruir o gás O3 quando entram em reação. Dessa forma acabam por colaborar com o aquecimento do planeta, chamado pelos cientistas de efeito estufa. As principais substâncias são óxidos nítricos e nitrosos, emitidos pelos veículos.

CFCs são ainda destrutivos a camada de ozônio

Os CFCs é um grupo de gases conhecidos como clorofluorcarbonos, e são utilizados em aerossóis, equipamentos de regrigeração, e na fabricação de plásticos. Estes gases levam mais de 7 anos para chegar a camada de ozônio, e ao ser alcançado pelos raios ultravioletas, se decompõem e viram cloro. Este cloro emitido ao entrar em contato com o gás O3 se transforma em oxigênio.

O grande problema destas reações é que o oxigênio não bloqueia os raios ultravioleta, criando estas camadas finas na camada de ozônio, deixando as vidas do planeta mais suscetíveis aos raios UV.

Os danos do raio ultravioleta

Mesmo a camada de ozônio filtrando a grande parte da radiação, chega a superfície do planeta uma pequena parte. Essa radiação que chega é  responsável por provocar câncer de pele, e afeta também o sistema imunológico do ser humano.

Gostou deste artigo? Não deixe de compartilhar com seus amigos.
Curta e acompanhe o Mndo Expert no Facebook.

Sobre Mundo Expert

Mundo Expert
Site de notícias e novidades curiosas, para levar as informações mais interessantes diretamente na sua tela.

Veja também

Reconexão magnética

Reconexão Magnética | Interação entre campos magnéticos

Como a reconexão magnética  ocorre, um passo importante para compreensão do clima espacial Os físicos têm os primeiros …