Download Free FREE High-quality Joomla! Designs • Premium Joomla 3 Templates BIGtheme.net
Ínicio / Noticias / Imigração de Haitianos, aumenta a entrada no Brasil
Imigração de haitianos
Imigração de haitianos

Imigração de Haitianos, aumenta a entrada no Brasil

Existe hoje uma forte imigração de haitianos no Brasil, mais de 7 mil entraram pelas fronteiras do Acre, somente em 2015

A imigração de haitianos no Brasil, começou após o terremoto no Haiti em 2010. O desastre teve magnitude de 7.0, tal fenômeno deixou milhares de mortos e cerca de 3 milhões de pessoas desabrigadas. Patrimônios históricos como palácio presidencial, edifício do parlamento, a principal prisão do país e todos os hospitais foram destruídos. Foi igualmente destruída a economia do país que já não tinha estabilidade a algum tempo.

imigração de haitianos

Diante deste cenário os haitianos sobreviventes da catástrofe, enxergaram como saída para a sobrevivência a migração para o Brasil. Os primeiros imigrantes começaram a chegar no mesmo ano da catástrofe, e até este ano a imigração aumentou, já foram registrados a entrada de 40 mil pelo estado do Acre em busca de oportunidades de emprego.

Muitos deles chegam a fronteira pedindo refúgio, por seu país de origem estar em crise o Brasil tem por obrigação aceitar a entrada.

Os haitianos chegam a passar por 3 meses de viagem até chegarem ao Brasil, essa transferência é feita por facilitadores, os chamados “coiotes”. A viagem começa no próprio Haiti, onde eles pegam avião até o Equador, já que não é necessário visto para entrada, cruzam o Peru e chegam a fronteira do Acre de ônibus. Hoje já são o maior grupo de imigrantes no mercado de trabalho formal em nosso país.

A imigração de haitianos trás alguns formados

Os haitianos costumam ter formação inferior a de outros imigrantes, mas não é difícil encontrar alguns deles com cursos técnicos, graduação e pós-graduação. O que impedem que exerçam funções ligadas as suas formações é a burocracia e o alto valor para validar seus diplomas. O setor que mais emprega estes imigrantes é a área industrial.

A imigração de haitianos com diplomas é fácil de encontrar, pois o valor cobrado da viagem para o Brasil é alto, custa em média 3 mil dólares. E não é qualquer cidadão do Haiti que disponibiliza deste valor.

Muitos dentro do próprio ambiente de trabalho sofrem de xenofobia, agressões verbais, constrangimentos e até mesmo agressões físicas, porém pela necessidade do emprego para se sustentarem e também suas famílias no Haiti, acabam tolerando e aceitando todo esse preconceito.

Leia mais sobre o Haiti:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Haiti

 

Sobre Mundo Expert

Mundo Expert
Site de notícias e novidades curiosas, para levar as informações mais interessantes diretamente na sua tela.

Veja também

Pensamentos transformados em palavras

Pensamentos transformados em palavras

Cientistas desenvolvem tecnologia capaz de trazer pensamentos transformados em palavras Cientistas da Universidade de Berkley, na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *