Download Free FREE High-quality Joomla! Designs • Premium Joomla 3 Templates BIGtheme.net
Ínicio / Ciências / Formigas prateadas | Insetos que sobrevivem ao calor de 70ºC no Saara
formigas prateadas

Formigas prateadas | Insetos que sobrevivem ao calor de 70ºC no Saara

Pesquisadores descobrem no deserto do Saara as curiosas formigas prateadas

Todos conhecemos algumas espécies de formigas, e sabemos de suas diversas habilidades. Hoje vamos conhecer um pouso sobre as formigas prateadas que se adaptou ao extremo calor do deserto.

Formigas prateadas ou gotas de mercúrio?

Em um primeiro momento aos olhares desatentos, elas parecem pequenas gotículas de mercúrio deslizando vagarosamente sobre a areia do deserto. Mas estes pequenos pontos brilhantes no calor extremo do deserto do Saara, na verdade, são formigas prateadas.

A dúvida dos cientistas era o que estariam fazendo no momento de maior temperatura no deserto, onde a areia pode chegar a 70ºC?

Aparecem nesta hora menos esperada para coletarem alimentos, não sofrendo ataques de seus predadores.

Insetos deste tipo não costumam sobreviver a temperatura corporal superior a 53,6ºC, porém estas prateadas se mantém vivas no deserto através de sua estrutura engenhosa que permite mante-las dentro de temperaturas adequadas.

Pelos e a cor diferente das formigas prateadas propicia sua existência no deserto

O método eficaz que as mantém vivas está na forma com que seus pelos controlam o espectro solar, reduzindo sua temperatura corporal em relação ao ambiente. Claro que sua coloração prateada contribui, pois ajudam a refletir os raios solares. Essas combinações em suas coberturas ajudam a dissipar seu próprio calor interno.

“Nós demos contas que estes efeitos se ajudam entre si” – informou Nanfang Yu, professos de física na Faculdade de Columbia, Estados Unidos, principal autor destes estudos.

Estratégia fascinante será estudada e futuramente aplicada

Esta espécie de formiga se adaptou ao deserto para sua sobrevivência. Sua estrutura da pelagem e sua cor prateada em combinação fazem sua temperatura não ultrapassar os 50ºC.

Os pesquisadores acreditam que este método que as formigas prateadas desenvolveram, podem ser aplicados para criar novos sistemas de refrigeração.

 

 

Entenda um pouco mais neste interessante artigo (Clique aqui)

Gostou desta matéria? Então compartilhe com seus amigos
Curta e acompanhe o Mundo Expert no Facebook

Sobre Mundo Expert

Mundo Expert
Site de notícias e novidades curiosas, para levar as informações mais interessantes diretamente na sua tela.

Veja também

Reconexão magnética

Reconexão Magnética | Interação entre campos magnéticos

Como a reconexão magnética  ocorre, um passo importante para compreensão do clima espacial Os físicos têm os primeiros …