Download Free FREE High-quality Joomla! Designs • Premium Joomla 3 Templates BIGtheme.net
Ínicio / Tecnologia / LiFi | Tecnologia 100 vezes mais rápida que WiFi
Li-FI

LiFi | Tecnologia 100 vezes mais rápida que WiFi

O tão famoso WiFi que hoje utilizamos está prestes a se tornar uma tecnologia ultrapassada

É o que sugere alguns testes que estão sendo feitos com uma nova tecnologia que transmite mais de 1 GB de dados por segundo, chamada pelo seus criadores de LiFi.

Essa velocidade que está sendo prometida é cerca de 100 vezes maior que a atual que utilizamos em nossas casas. E poderá ainda ficar mais rápida segundo informações da empresa de tecnologia Estonia Velmenni que está testando a LiFi, que afirmou que a máxima velocidade de transmissão dos dados chegou a 22 GB por segundo.

A abreviação LiFi se refere ao termo “Light Fidelity” (Fidelidade de luz, em tradução livre) e utilizada as ondas de luz para a propagação dos dados, empregando LEDs (Diodos emissores de luz).

Inicialmente a tecnologia foi criada para utilização em indústrias, mas já está em andamento um projeto piloto, voltado para residências e escritórios.

LiFi e seu método

A tecnologia apareceu em 2011 pelo cientista Harald Haas, da faculdade de Edimburgo, demonstrava que era possível a transmissão de dados por LED, sendo muito mais eficaz que as antenas de telefonia.

O LiFi faz com que o LED tenha duas funções: fazer a conexão com o roteador e manter a iluminação.

LIFI II
Método de funcionamento LiFi

Em 2012 na feira Consumer Eletronics Show, um evento internacional em Las Vegas,  foi apresentada a tecnologia utilizando 2 smartphones trocando dados a mais de 10 metros.

A tecnologia se mostrou mais eficaz que o WiFi e também mais seguro, pois não interfere em outros aparelhos e podendo ser usado em aviões. Mas o contratempo principal é que os feixes de luz não atravessam paredes

LiFi não substituirá o WiFi tão cedo

Mesmos com todas essas vantagens sobre a atual tecnologia utilizada, o LiFi não substituirá o WiFi em um futuro próximo.

Poderão ser utilizadas em conjunto em um único aparelho, transformando as redes mais seguras e ainda mais rápidas. Os pesquisadores já estão estudando e trabalhando para adaptar os aparelhos atuais com a nova tecnologia.

Gostou desta matéria sobre o LiFi? Então compartilhe com seus amigos.
Curta e acompanhe o Mundo Expert no Facebook.

 

Sobre Mundo Expert

Mundo Expert
Site de notícias e novidades curiosas, para levar as informações mais interessantes diretamente na sua tela.

Veja também

Pensamentos transformados em palavras

Pensamentos transformados em palavras

Cientistas desenvolvem tecnologia capaz de trazer pensamentos transformados em palavras Cientistas da Universidade de Berkley, na …