Download Free FREE High-quality Joomla! Designs • Premium Joomla 3 Templates BIGtheme.net
Ínicio / Biologia / Microbiologia | Conceito e definição
microbiologia mundo expert

Microbiologia | Conceito e definição

Aprenda neste artigo o que é Microbiologia

Microbiologia é o estudo dos microrganismos e suas ações, funções, metabolização, distribuição, suas características e seus efeitos (benéficos ou prejudiciais).

Os principais microrganismos estudados são as bactérias, os fungos, as algas microscópicas, os protozoários e os vírus. Além desses grupos, a Microbiologia pode abordar também o estudo de alguns parasitas e vermes, como o grupo dos helmintos.

Formada pelas palavras micro = pequeno e organismos = corpo, ou seja, corpo pequeno. São seres formados por apenas uma célula, os microrganismos são as formas de vida que, originalmente, só poderiam ser vistas com o auxílio do microscópio óptico (posteriormente, com o microscópio eletrônico).

microbiologia_mundo-expert_colonia_fungo
Colonia de fungo

As bactérias e os fungos podem ser visíveis a olho nu, quando se encontram em forma de colônia, ou seja, o agrupamento de varias unidades de um determinado grupo de bactérias ou fungos. Para se obter o crescimento de um microrganismo em colônias, é necessário ter meios propícios com: temperatura e pH ótimos, presença ou ausência de oxigênio, dependendo da bactéria ou do fungo.

O meio de cultura mais utilizado para estimular o crescimento das colônias pode ser líquido ou gelificado, pode ser simples ou complexo, mas terá que suportar o desenvolvimento e fornecer nutrientes e condições ideais de crescimento. A esterilização da cultura é um ponto critico e muito importante, feita através de autoclave, para evitar a contaminação por agentes externos que podem tendênciar o resultado da pesquisa para um determinado produto que não é o real, ou haver competição de colônias crescendo em um determinado meio de cultura podendo inibir o crescimento do microrganismo a ser pesquisado.

microbiologia_mundo-expert_colonia_bacterias
Colonias de bactérias

Os microrganismos estão presentes em todos os aspectos da vida humana.

Desde o início de nossa vida pós-uterina, a colonização do corpo humano contendo normalmente bilhões de microrganismos, na pele, debaixo das unhas, na boca, nariz, intestino e em outras cavidades do nosso corpo. (Principalmente bactérias dos gêneros Lactobacillus, Bacteróides, Biffidobacterium, Escherichia coli, Staphylococcus, Streptococcus e fungos e leveduras dos gêneros Cândida e Pityrosporium).

E também ha microrganismos que desempenham papel fundamental no meio ambiente, na produção e na deterioração de alimentos, entre outras aplicações.

A Microbiologia se dedica ao estudo de microrganismos que ocupam os mais diferentes ambientes, desenvolvendo as mais diversas atividades, essa tornou-se uma ciência com atuação em muitas áreas:

  • Microbiologia Ambiental;
  • Microbiologia de Alimentos;
  • Microbiologia Veterinária;
  • Microbiologia Agrícola;
  • Microbiologia Médica e Sanitária;
  • Microbiologia Industrial;
  • Fisiologia e Genética Microbianas;
  • entre outros.
Gostou desta matéria? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
Curta e acompanhe o Mundo Expert no Facebook.

Sobre Mundo Expert

Mundo Expert
Site de notícias e novidades curiosas, para levar as informações mais interessantes diretamente na sua tela.

Veja também

Reino Fungi

Reino Fungi | Veja neste artigo o conceito e definição

Reino Fungi, onde é feita a classificação dos fungos. Veja aqui neste artigo o conceito e …