Download Free FREE High-quality Joomla! Designs • Premium Joomla 3 Templates BIGtheme.net
Ínicio / Biologia / Reino Fungi | Veja neste artigo o conceito e definição
Reino Fungi

Reino Fungi | Veja neste artigo o conceito e definição

Reino Fungi, onde é feita a classificação dos fungos. Veja aqui neste artigo o conceito e definição

Você sabe o que é fungo? E Reino Fungi? Este ultimo é onde ficam classificado os fungos, entre eles os mais conhecidos são o bolor de pão, leveduras e cogumelos.

Os fungos estão presentes entre nós a milhares de anos, embora o seu estudo só tenha começado a 250 anos. Sua primeira aplicação prática foi na confecção de pães e cerveja. Os cogumelos (que também são fungos) estão associados a muitas religiões primitivas, devido a suas propriedades alucinógenas.

 Organismos geralmente macroscópios (que podem ser vistos à olho nu), estes microrganismos podem ser encontrados tanto no alto de montanhas como no fundo do mar, suportando condições extremas de temperatura, salinidade, solos contaminados, umidades e etc., aproveitando o nutriente que estiver disponível.

fungos_reino fungi

Os fungos são popularmente conhecidos porbolores, mofos, fermentos, levedos, orelhas-de-pau, trufas, bolor do pão e cogumelos-de-chapéu mais conhecido como champignons. É um grupo bastante numeroso, formado por cerca de 200.000 espécies espalhadas por praticamente qualquer tipo de ambiente, podendo ser encontrados nas formas, unicelulares ou pluricelulares, aeróbios, (realizando respiração), e anaeróbios (realizando fermentação). 

Os fungos podem digerir uma enorme variedade de substratos orgânicos, sejam eles sólidos, líquidos ou gasosos, seres mortos ou partes de organismos vivos, sendo importantíssimos como decompositores.

Os fungos são responsáveis pelo apodrecimento de alimentos, de madeira utilizada em diferentes tipos de construções, de tecidos, provocando sérios prejuízos econômicos. Os fungos parasitas provocam doenças em plantas e em animais, inclusive no Homem.

fungos_reino fungi II

E também possuem grande importância econômica os fungos são utilizados no processo de fabricação de antibióticos como é o caso do fungo Penicillium que produz o antibiótico penicilina, e ate mesmo de bebidas alcoólicas, como a cerveja, o vinho, na fabricação de queijos, iogurtes, e no processo de preparação do pão. Na fabricação de bebidas alcoólicas o importante é o álcool produzido na fermentação, onde o microrganismo consegue metabolizar o açúcar em álcool etílico e CO2 (fermentação alcoólica), na ausência de O2. Enquanto, na preparação do pão, o CO2 que vai sendo formado se acumula no interior da massa, originando pequenas bolhas que tornam o pão poroso e mais leve. Antes de ser assado, o teor alcoólico do pão chega a 0,5%, ao assar, esse álcool evapora, dando ao pão um aroma agradável.

O aprisionamento do CO2 na massa só é possível devido ao alto teor de glúten na farinha de trigo. Pães feitos com farinhas pobres em glúten não crescem tanto quanto os feitos com farinha rica em glúten.

Algumas espécies de fungos são utilizadas diretamente como alimento pelo homem, é o caso do popular cogumelo ou champignon e ate mesmo o famoso shimeji.

Entretanto os fungos também são causadores de doenças no Homem, as frieiras, as micoses, sapinho, histoplasmose (doença grave que ataca os pulmões), candidiase nas mulheres, podendo ser um dos causadores da pneumonia e onimicose (micose das unhas). Por esses e outros motivos é sempre importante lavar as mãos.

Os fungos são divididos em estruturas são elas: Hifas que são filamentos de células, muitas hifas juntas se chamam micélio, este se estende ate o alimento e realiza a absorção de nutrientes, e sua reprodução pode ser sexuada ou assexuada.

reino fungi

Gostou desta matéria sobre Reino Fungi? Então compartilhe nas redes sociais com seus amigos.
Curta e acompanhe o Mundo Expert no Facebook.

Sobre Mundo Expert

Mundo Expert
Site de notícias e novidades curiosas, para levar as informações mais interessantes diretamente na sua tela.

Veja também

microbiologia mundo expert

Microbiologia | Conceito e definição

Aprenda neste artigo o que é Microbiologia Microbiologia é o estudo dos microrganismos e suas …