Download Free FREE High-quality Joomla! Designs • Premium Joomla 3 Templates BIGtheme.net
Ínicio / Ciências / Vulcão nas profundezas de oceano é estudado por cientistas
vulcao_nas_profudenzas

Vulcão nas profundezas de oceano é estudado por cientistas

Cientistas estudam lentamente vulcão nas profundezas dos oceanos

Você deve estar acostumado a ver vulcões como crateras em grandes montanhas. Mas tente imaginar um vulcão nas profundezas do oceano que tenha sua cratera como uma linha gigante sobre a Terra. Sendo essa linha tão cumprida que chegasse a mais de 65 mil km por baixo dos oceanos de nosso planeta.

Pois este vulcão existe, e estas são umas das características mais espetaculares e importantes de nosso planeta. É conhecida e denominada como “dorsal oceânica”. Esta cratera tem proporções tão grandes, que poderia ser possível dar seis voltas em volta da lua. Mas devido ficar embaixo dos oceanos do planeta, acaba recebendo pouca atenção.

Gigante foi descoberto em 1973 dando inicio aos estudos

Este vulcão gigante e submerso foi descoberto pelos oceanógrafos em 1973. Assim se iniciou algumas expedições de alto custo, sendo feitas lentamente as explorações a “dorsal oceânica”. A dificuldade e lentidão das expedições são devido a esse vulcão nas profundezas está geralmente a mais de 1,5 km abaixo da superfície do mar.

Dorsal Meso-atlântica

Esta dorsal apresenta grandes fossas tectônicas, e dispõem de gigantes fontes de água em seu centro, que despejam nos oceanos milhões de toneladas de minerais. Esses minerais despejados constroem algumas montanhas e torres que podem ser ricas em mineirais. Uma destas torres chegou a mais de 15 andares e foi apelidada de “Godzilla” pelo seu formato. Diversos vermes marinhos e outros seres marinhos dão vida as fontes vulcânicas.

Dorsal oceânica é quente o bastante para derreter chumbo

Este vulcão nas profundezas tem fontes termais tão quentes que pode chegar a derreter chumbo e janelas de plásticos presentes nos minis submarinos. Foi possível medir com muita cautela as temperaturas, que chegam a mais de 400 graus.

Gostou desta matéria sobre o vulcão nas profundezas? Então compartilhe com seus amigos.
Curta e acompanhe o Mundo Expert no Facebook.

Sobre Mundo Expert

Mundo Expert
Site de notícias e novidades curiosas, para levar as informações mais interessantes diretamente na sua tela.

Veja também

Reconexão magnética

Reconexão Magnética | Interação entre campos magnéticos

Como a reconexão magnética  ocorre, um passo importante para compreensão do clima espacial Os físicos têm os primeiros …